terça-feira, 1 de maio de 2018

SOBRE A OBRA, DIÁLOGO: UM PROCESSO EDUCATIVO


 

DIÁLOGO: UM PROCESSO EDUCATIVO

Dica de leitura

 Por Marli Dias Ribeiro



Ninguém sabe tudo sobre qualquer coisa, por isso dialogue!
Leonard Swidler




Aprendi muito sobre a arte do diálogo nesse trabalho. Escrever é um desafiar-se, passa por aprender a conversar com o outro. Expressar crenças e valores. Dialogar...
Dialogar foi e continua sendo um grande desafio para a humanidade, hoje parece ser gritante a falta de disposição ao ato de dialogar. 
As dinâmicas contemporâneas de um mundo globalizado, mercantil e marcado cada vez mais por processos de intensas incertezas sobre os rumos da vida, da morte, da paz, da guerra, das relações e das instituições parecem reforçar as desigualdades, a solidão e o egoísmo. Estar junto para  dialogar, se torna cada vez mais uma necessidade e uma exigência atual.
Acredito ser uma URGÊNCIA . 
Por esse motivo, viver em comunidade e dialogar é uma necessidade humana, uma postura que agrega a disposição de estar com o outro, de humanizar-se, de ouvir, de escutar e falar.
A obra Diálogo: um processo educativo, reflete essa importante questão, não apenas no ambiente escolar, mas amplia o debate ao momento atual em que vivemos. Os textos convidam e indagam sobre nossas formas de conceber, de pensar e agir em realidades diversas. 
O grupo de pesquisa Comunidade Escolar, encontros e diálogos educativos, o qual faço parte, apresenta textos, pesquisas e ensaios sobre como pode ser possível concretizar princípios éticos, políticos e sociais na perspectiva do diálogo como fonte e base da ação.

Fazer parte desse projeto me fez refletir e problematizar ainda mais sobre nossa responsabilidade enquanto educadores, com nossa tarefa  de nos comprometermos com a disseminação da arte de dialogar, do entendimento de que não somos fonte de todo conhecimento, não sabemos tudo, sempre podemos ser melhores, ver melhor através dos outros, da fala do outro, da voz do outro. Por isso, como nos diz Swidler (2018) o diálogo é elemento da própria condição humana e sua prática qualifica a própria existência.

Não deixem de ler a obra, divulguem, dialoguem sobre ela e com ela, pois conforme Freire (1981) nos ensina:  não é no silêncio que os homens se fazem, mas na reflexão-ação, no diálogo.
Nessa jornada não poderia deixar de expressar meu agradecimento aos amigos da Universidade Católica, que fazem parte dessa obra, aos patrocinadores, e aos professores Dr. Ivar Vasconcelos e Dr. Luiz Síveres por organizarem esse maravilhoso trabalho.

E SE VOCÊ FICOU CURIOSO ...
PASSA NOS COMENTÁRIOS E PEÇA SEU EXEMPLAR EM PDF, SERÁ UM PRAZER ENVIAR A VOCÊ ESSE PRESENTE.


FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1981.

 SÍVERES, Luiz; VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de(Orgs.).DIÁLOGO: um processo educativo. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2018.


Imagem: Arquivo pessoal

4 comentários:

  1. Olá, gostaria muito de um exemplar em PDF, ficaria muito agradecida. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Boa noite. Continue nos visitando. O arquivo foi enviado.

      Excluir
  3. Kennedpaulo@gmail.com adoraria receber!!

    ResponderExcluir

LIVRO, O MELHOR AMIGO DO EDUCADOR... ESCREVER É POSSÍVEL

LIVRO,  O MELHOR AMIGO DO EDUCADOR... ESCREVER É POSSÍVEL Arrisque-se a escrever, todos podem... Um pouco sobre a história do...