quarta-feira, 4 de abril de 2018

POESIA PARA EDUCADORAS : Do Stress à Poesia


UMA POESIA, UM  PRESENTE PARA AS EDUCADORAS




Tive a oportunidade de conhecer a escritora Lorena Nery Borges no evento Literatura por Mulheres. Admirei a coragem e o talento com que fala das realidades femininas e convidei Lorena Nery para nos presentear com um texto para educadoras,  e ela topou. Esse texto ela  fez exclusivamente para  contribuir em nosso blog. 


A escritora é assistente Social, Especialista em Gestão Social e Políticas Públicas, com participação nas Antologias Poéticas " Acolha o Pólen da Vida 1" e "Amores em Metamorfose". Colunista em “Livros Nacionais” e “ Beco do Poeta”, escreve na página "Nas EntreLinhas da Lo Amor" e colabora na “Nostalgia Poética”, fez a poesia “ Do Stress à Poesia” pensando no cotidiano vivido por muitos de nós educadores. Um presente que compartilho para dar mais brilho, leveza e esperança em nossa ação educativa, e como ela nos diz “continuar acreditando na formação de seres para chamarmos de humanos! ” 



Do Stress à Poesia

Lorena Nery Borges


Então, você está cercada com papeis, planos e metas sobre a mesa. O calendário está com um destaque vermelho, significando que para muita gente é um dia de feriado. Provas precisam ser elaboradas, tem aluno pendurado nas notas, tem aquele que está enfrentando problemas em casa. Em casa? Você pensa assoberbada de preocupações; Suas roupas acumulam no cesto; as louças na pia e amanhã é o aniversário da sua tia-avó, um acontecimento que marca os cem anos de uma mulher guerreira.

Você sente inveja dela? Talvez, um pouco porque ela aguentou ser mulher em meio ao caos e por vezes acha que não terá a mesma força. Sexo frágil, eles disseram. Você acha graça, ri sozinha com uma caneta pendurada na orelha e outra na mão porque não lembrava onde tinha posto a outra.  Mas o principal pensamento em sua mente: formar seres humanos melhores!

Você se recorda dos motivos que te levaram até ali, mesmo com uma série de sacrifícios e baixa remuneração. Vem uma recordação daquele dia em que ligou a televisão e uma ex-aluna estava apresentando o noticiário. Ou do dia em que aquele menino que era visto como danado foi o que educadamente te atendeu no hospital, ou da atendente da floricultura que ainda lhe deu um buquê de cortesia por ter sido sua aluna, ou moça sorridente que se apresenta com o grupo de teatro da cidade e traz a emoção à tona e recorda uma ligação que dizia: obrigada professora.

Todos vencedores! São tantas lembranças que você se veste de confiança e esperança que mais na frente terá muitos outros motivos para comemorar.  Independente da disciplina espera-se isso de você, que também se cobra por esse motivo. Mas eu preciso te lembrar:

Ei mulher, tu não és a responsável por todas as consequências do mundo! Tira um pouco o peso dos teus ombros. Desempenha teu trabalho com amor e compromisso, só não esquece que para cuidar de outros é necessário estar bem primeiro! Eu te admiro por isso, por tuas batalhas, por tuas vitórias e renuncias, mas vou continuar admirando-a quando a sua prioridade do dia for o teu descanso. Relaxa a mente, desliga um pouco o celular, deixa a caderneta de chamadas lá no ambiente escolar!

Só por hoje! Educa a tua rotina para um pouco de paz consigo e deixa que amanhã seja um novo dia de inúmeras batalhas [ que por vezes só se colhe a vitória depois de longos anos]. E lá vem mais um ciclo de Stress da rotina massacrante à Poesia de continuar acreditando na formação de seres para chamarmos de humanos!


Página para conhecer mais sobre a escritora: https://www.facebook.com/search/top/?q=lorena%20nery%20borges
Imagens: Arquivo pessoal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.

O EFEITO GESTÃO ESCOLAR E OS RESULTADOS DOS ESTUDANTES

O EFEITO GESTÃO ESCOLAR E OS RESULTADOS DOS ESTUDANTES Marli Dias Ribeiro O efeito gestão é um tema pouco debatido no Br...

VEJA TAMBÉM...