segunda-feira, 16 de abril de 2018

FIQUE ATENTO, A POLÊMICA BNCC DO ENSINO MÉDIO TRAZ GRANDES MUDANÇAS!


 As mudanças vão melhorar o quê?


Por Marli Dias Rib
eiro





          A nova Base , BNCC , proposta para o Ensino Médio vem causando polêmica e promete grandes mudanças. Para melhor ou pior? São mudanças intensas nos currículos e na distribuição das disciplinas escolares. Sendo uma política nacional, ela busca alinhar todas as estratégias de ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. Será mesmo que essa dita grande reforma irá garantir aos sistemas de ensino a revolução de qualidade necessária?

         As mudanças giram em torno da carga horária e sua ampliação. Também na BNCC, o ensino será baseado em competências, que é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e sócio emocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. 

      Por outro lado, disciplinas como filosofia, sociologia, Artes, Educação Física deixam de ser obrigatórias. Apenas Português e Matemática são obrigatórias nos três anos de Ensino Médio. Será que apenas essas duas disciplinas são importantes?



            Outra questão é o amento da carga horária e a ampliação para o turno integral. Se hoje, os Estados ainda não garantem o mínimo, porque não ajustar e melhorar o que temos? Com escolas sucateadas, sem laboratórios, livros, água potável, cadeiras, e uma grande falta de professores, as demais disciplinas serão realmente oferecidas em cinco itinerários formativos? 

           Pela situação atual de nossas escolas fica evidente que escolas de ensino médio não possuem condições de ofertar cinco áreas de conhecimento propostas na lei pela falta de demanda ou pela falta de recursos.

       Parece que a polêmica ainda não chegou nas escolas, pouco vejo os educadores lendo, informando-se e questionando a nova base. Estão previstas audiências para debater o documento e o governo pretende encerrar o assunto ainda este ano.

           Precisamos ficar atentos, estamos cansados de receber soluções fabricadas, sem contexto e longe da realidade que vivenciamos. Vamos conhecer e debater ou a polêmica BNCC cairá em nossas escolas tais como as águas de março, inundando, arrastando e causando estragos e nada poderemos fazer. Por isso, temos que acreditar que ensinar é impregnar de sentido e participação nossa ação educativa. Estamos de olho!



Images: internet Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press); e do site mirante.com/oestadoma/noticias/2017/06/16/escola-de-musica-do-maranhao-abre-inscricoes-para-novas-v

2 comentários:

  1. pela história, pela experiência, sendo otimista, continuará ruim como está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, apesar de tudo vamos seguir lutando. Forte abraço.

      Excluir

Obrigada por sua visita.

SAEB 2019 : DICAS E NOVIDADES

NOVIDADES DO SAEB  2019 Por Marli Dias Ribeiro A previsão é que mais de sete milhões de estudantes, professores e dir...

VEJA TAMBÉM...