quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

PEDAGOGIA DA PRESENÇA, PROXIMIDADE E PARTIDA




FAZER DO DIÁLOGO NA ESCOLA UMA OPORTUNIDADE DE PRESENÇA, PROXIMIDADE E PARTIDA


Por Marli Dias Ribeiro

Imagem elaborada por Síveres (2015)


                Imaginar uma pedagogia que consiga perpassar a lógica racional e nos envolver numa caminhada de encontro, de diálogo e ação. Essa tríade escrita por Síveres (2015) em seu livro:  Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida nos remete a movimentos muitas vezes esquecido por nós educadores ao entrarmos em nossas salas de aula, nas escolas, em nossas reuniões pedagógicas. Ser presença, fazer-se próximo, preparar a partida com vistas a novos horizontes.

            O autor sugere que nossa missão pedagógica, nossa formação passa por dimensões de presença, proximidade e partida. O ser, o saber e o agir, unem-se numa dinâmica de um fazer educativo com bases na formação humana, no conhecimento, um fazer pedagógico transformador construído numa caminhada baseada no diálogo, na fala, no ouvir.

                Nessa lógica o estar presente, ser presente e sentir a presença do outro. Aproximar-se, criar laços, estar ao lado para apoiar. Um vínculo que somente o diálogo pode ser capaz de produzir e gerar. Fazer das relações educativas na escola momentos de profunda reflexão sobre as dimensões éticas, sociais e afetivas para romper com repetições de conteúdos sem sentido, sem vida, sem conexão.

           E por fim, depois de ser com, e o outro partir, não será um partir de despedidas, mais um partir que sugere a liberdade, a percepção da autonomia do outro, a oportunidade de dar um novo sentido a ação, depois da vivência do encontro. 
           Uma pedagogia que indicar uma conscientização de um aprender por meio do diálogo, da busca pelo conhecimento, do fortalecimento de uma  formação mais humana. Uma formação que marcar e dar sentido a vida, que integra e articula saberes, e enfim dão força, saber e novo sentido a tarefa de ensinar e aprender.


SEGUE O LINK PARA LEITURA COMPLETA DO LIVRO.

Síveres, Luiz.  Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida. Brasília: Liber Livro, 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.

SAEB 2019 : DICAS E NOVIDADES

NOVIDADES DO SAEB  2019 Por Marli Dias Ribeiro A previsão é que mais de sete milhões de estudantes, professores e dir...

VEJA TAMBÉM...