FAZER DO DIÁLOGO NA ESCOLA UMA OPORTUNIDADE DE PRESENÇA, PROXIMIDADE E PARTIDA
Por Marli Dias Ribeiro
Imagem elaborada por Síveres (2015)
Imaginar uma pedagogia que consiga perpassar a lógica racional e nos envolver numa caminhada de encontro, de diálogo e ação. Essa tríade escrita por Síveres (2015)
em seu livro: Encontros e diálogos:
pedagogia da presença, proximidade e partida nos remete a movimentos muitas
vezes esquecido por nós educadores ao entrarmos em nossas salas de aula, nas
escolas, em nossas reuniões pedagógicas. Ser presença, fazer-se próximo, preparar a partida com vistas a novos horizontes.
O autor sugere que nossa missão pedagógica,
nossa formação passa por dimensões de presença, proximidade e partida. O ser, o
saber e o agir, unem-se numa dinâmica de um fazer educativo com bases na
formação humana, no conhecimento, um fazer pedagógico transformador construído
numa caminhada baseada no diálogo, na fala, no ouvir.
Nessa lógica o estar presente, ser
presente e sentir a presença do outro. Aproximar-se, criar laços, estar ao lado
para apoiar. Um vínculo que somente o diálogo pode ser capaz de produzir e gerar. Fazer das relações educativas na escola momentos de profunda reflexão sobre as dimensões éticas, sociais e afetivas para romper com repetições de conteúdos sem sentido, sem vida, sem conexão.
E por fim, depois de ser com, e o
outro partir, não será um partir de despedidas, mais um partir que sugere a liberdade, a percepção da autonomia do outro, a oportunidade de dar um novo sentido a ação, depois da vivência do encontro.
Uma pedagogia que indicar uma conscientização de um aprender por meio do diálogo, da busca pelo conhecimento, do fortalecimento de uma formação mais humana. Uma formação que marcar e dar sentido a vida, que integra e articula saberes, e enfim dão força, saber e novo sentido a tarefa de ensinar e aprender.
Uma pedagogia que indicar uma conscientização de um aprender por meio do diálogo, da busca pelo conhecimento, do fortalecimento de uma formação mais humana. Uma formação que marcar e dar sentido a vida, que integra e articula saberes, e enfim dão força, saber e novo sentido a tarefa de ensinar e aprender.
SEGUE O LINK PARA LEITURA COMPLETA DO LIVRO.
Síveres, Luiz. Encontros e diálogos: pedagogia da presença,
proximidade e partida. Brasília: Liber Livro, 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário